sábado, 14 de fevereiro de 2009

AMB e ANS formalizam convênio de elaboração de diretrizes




No dia 12 de fevereiro, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinaram convênio que estabelece a elaboração de diretrizes clínicas voltadas para o sistema de saúde suplementar. José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, e Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da ANS, formalizaram o acordo na sede da AMB.

“Com este convênio, os que aplicam as diretrizes e os que as regulam agora estão dentro do Programa. À medida que cada diretriz for implementada, vamos atendendo todas as expectativas de todos os autores”, explicou Gomes do Amaral. Ele disse ainda que o objetivo do trabalho é otimizar a assistência em favor dos pacientes, tornando-a previsível e viável.

Já Fausto Pereira dos Santos ressaltou a importância das diretrizes dentro do sistema de saúde. “Queremos que elas estejam coladas à prática clínica. Parâmetros para a boa prática é o que todos querem”, disse.

Após a assinatura do contrato, Martha Oliveira, gerente-geral Técnico Assistencial de Produtos da ANS, explicou a importância das diretrizes para o trabalho que a Agência vem desenvolvendo em relação à atenção à saúde.

Ela falou também sobre o conteúdo do documento, que prevê a seleção de temas prioritários, reestruturação de algumas diretrizes já existentes, a forma de utilização deste material na saúde suplementar, avaliação e monitoramento do uso no setor e treinamento. “As diretrizes contribuirão não para uma, mas para diversas ações dentro do sistema”, disse.

Wanderley Bernardo, coordenador do Programa Diretrizes da AMB/CFM, traçou histórico das atividades desenvolvidas desde 2000, ano de criação do projeto. “Desde o começo trabalhamos para capacitar e produzir diretrizes em linguagem única, baseada em evidências científicas. Estava faltando disseminar este material”, disse. De 2002 a 2005, editamos 120 diretrizes; de 2006 a 2007, mais 120; e de 2008 até agora, outras 120. Esse trabalho contou com a participação de 47 Sociedades de Especialidade.
Essas já existentes serão reestruturadas e mais detalhadas para facilitar sua aplicabilidade no sistema”, disse.

Além disso, Bernardo destacou o trabalho de capacitação de oito supervisores, que atuam como facilitadores dentro das Especialidades. “Estabelecemos prazos com cada Sociedade e até 2010 devemos concluir 80 diretrizes e implementá-las de modo piloto”.
No encerramento, Alfredo Scaff, secretário executivo da ANS, agradeceu aos presentes por todo o esforço empreendido

Estavam presentes também Aldemir Humberto Soares e Amilcar Giron (AMB), Alfredo Scaff, Karla Coelho e Gilson Caleman (ANS).