Foram lançadas nesta quinta-feira, 22 de outubro, em Brasília (DF), durante seminário sobre assistência à saúde promovido pela ANS, as primeiras diretrizes clínicas voltadas para a assistência na saúde suplementar brasileira. Entre os temas selecionados estão assistência ao trabalho de parto, hipo e hipertireoidismo, incontinência urinária feminina, sepse, tabagismo, nefrolitíase, imunodeficiências primárias e doença nodular da tireoide.
Elaboradas pelo Programa Diretrizes AMB/CFM, em parceria com as Sociedades de Especialidade, o material atende ao estabelecido no convênio firmado entre AMB/CFM e ANS em fevereiro.
José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, e Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da ANS, expressaram satisfação com os resultados que vêm sendo atingidos e falaram dos desafios que a implantação das diretrizes terá.
O material lançado ainda é preliminar, pois está em fase de pré-implantação e seu conteúdo poderá ser reavaliado. As diretrizes, assim como outras duas publicações lançadas na cerimônia: O processo de elaboração, validação e implementação das diretrizes clínicas na Saúde Suplementar no Brasil e A Implementação de Diretrizes Clínicas na Atenção à Saúde: Experiências Internacionais e o Caso da Saúde Suplementar no Brasil, estão disponíveis no novo site do Programa Diretrizes.
Após o lançamento oficial, Fábio Jatene, coordenador do Programa Diretrizes, e Wanderley Bernardo, coordenador científico do Programa, relataram todo o histórico do projeto, as conquistas já alcançadas e quais são as metas a serem atingidas.
Compareceram também Florisval Meinão, 1º tesoureiro, Elias Fernando Miziara, representando o CFM, além de Ricardo Simões, Thiago de Souza, Nathália Andrada e Sandra Vieira, colaboradores técnicos do Programa Diretrizes.